Tweet This!

fevereiro 16, 2010

Horizonte (muito, muito) Distante

Vocês conhecem a banda "católica" chamada Rosa de Saron?
Sim, aquela mesmo que lançou um CD e um DVD de músicas acústicas sem ao menos ter lançado um álbum ao vivo de suas melhores músicas em seu Rock meio Hard meio Hardcore, ou Heavy Metal/New Metal para aqueles que os conheceram no início da carreira ou ouvindo seus primeiros álbuns.
Perceberam um tom de sarcasmo na resposta? Que bom que estamos nos entendendo.
A explicação da minha irônia é simples: como a maioria das pessoas sabem, fui criado com Rock, do HardCore ao Death Metal (apesar de me focar no Metal, atualmente), e como todos os "rockeiros" sabem, é triste quando uma banda se vende para a mídia. E foi exatamente o que aconteceu com o Rosa de Saron.
Eu conheci a banda por dois amigos. O primeiro, meu grande parceiro mano Gordinho, me mostrou o pré-lançado trabalho deles na época que foi o álbum "Casa dos Espelhos" (2005) que não me despertou quase nenhum interesse e o outro amigo foi meu amigo de infância Pedro, que me mostrou o "Angústia Suprema" (1997), e esse álbum sim me despertou interesse, pois onde mais eu haveria de encontrar bandas que tocariam um Rock como aquele sendo elas de Igreja?
Comecei a ouvir mais, pesquisar sobre seus trabalhos e história, assim como toda banda que eu gosto como o Dream Theater, Metallica, Iron Maiden, The OffSpring, System of a Down, etc. Com o tempo passei ouvir mais e colocar as músicas do Rosa de Saron (inclusive aquelas que não haviam me despertado interesse antes) nas minhas playlists e mp3, junto com Iron Maiden e Metallica. Um pessoa sã agora já deve ter percebido à que altura eu achei que o Rosa de Saron chegou, sendo que é complicado você imaginar alguém ouvindo The Number of The Beast, Creeping Death, Dance of Death e Master of Puppets e logo em seguida ouvir Angústia Suprema e Lembranças.
Agora, coleguinhas, imaginem se agora em 2010 o Iron Maiden decidir tocar um estilo de música diferente? "Legal, vejam, o Iron Maiden agora tá com um álbum de HardCore e outros rock mais alternativos! Eles até regravaram uma música do NickelBack!". Eu sei, vocês agora devem estar pensando em fechar logo essa janela de tanta coisa inútil que estou falando; mas tudo isso tem uma razão, que é explicar o tamanho do meu desgosto e de qualquer um mais que foi fã do Rosa de Saron com seu jeito único no Brasil de fazer música de Igreja e fizeram eles serem o que são hoje em dia: uma banda respeitada tanto dentro ou fora da Igreja Católica.
Queria não culpar o Rosa de Saron, pois várias outras bandas que eu já gostei se venderam para a mídia, como o Linkin Park e Green Day; o Linkin Park largou sua essência e o Green Day está algo bem próximo de emocore (obs.: o Rosa de Saron fez os dois). Mas tudo bem, o Green Day e o Linkin Park são "do mundo", estão na parada por dinheiro. Mas e o Rosa de Saron? Tudo bem que eles vivem disso, mas se vender para a mídia esquecendo sua essência (um Rock mais do que plausível) por que causa? Dinheiro, fama? Acho que não era bem essa o objetivo da banda quando foi fundada, nem de todos os membros, pois já tive oportunidade de conversar com o Rodrigo Feltrin (baixista) e Eduardo Faro (guitarra) e percebi que eles não são disso. Digo também à respeito do Grevão (baterista), que nunca ouvi falar mal dele e sei também que ele é uma pessoa tranquila e simpática. Já nosso amigo pop star Guilherme de Sá, não há comentários: por que comentar de um cara que tem estilo de mais para uma pessoa só e é um poço de simpatia? Já falei (quer dizer, tentei falar) com ele, mas não deu muito certo, pois acho que o ego dele não deixou ele conversar com coroinha da cidade de São Gonçalo quando ele veio dar um show gratuito na cidade, sendo que eu e o Bispo estávamos no camarim com eles, e ele simplesmente nos ignorou, diferente dos outros integrantes, principalmente o Faro que estava andando em meio ao público como uma pessoa normal, assim como ele é tal. Até porque se o Feltrin não tivesse chamado ele, ele não teria tirado uma foto comigo. :)
Como todos vêem na televisão na grandiosissíma Rede Globo de Televisão, a banda Rosa de Saron está na Som Livre. Para quem não sabe, a proprietária da Som Livre é a Globo. Ou seja, manipulação certa. Foi aí onde tudo começou (ou terminou, pelo menos para mim).

Para quem não sabe, o acústico é uma derivação do Rock, tanto que em inglês chamamos de "unplugged" (desligado), onde não há efeitos na música, apenas para demonstração das músicas que vocês conhecem de um modo natural. Mas que banda é essa que grava um acústico, inclusive com músicas novas, que sequer fez a gravação de um show ao vivo? É... Bem-vindos ao Acústico Rosa de Saron!
Um ano depois, a mesma banda que teve essa super criatividade, grava um novo álbum seguindo outro caminho de modo total e praticamente diferente. Esse novo álbum (Horizonte Distante, 2009) segue raízes do acústico (e do emocore) que, segundo eles, como dito na TV Xuxa do dia 25 de julho de 2009, "o acústico foi o que deu certo".
Claro, temos de concordar. Afinal de contas, eles não eram nada até 2008, eles conseguiram se manter durante praticamente 20 anos somente com a Misericórdia do Nosso Senhor Jesus Cristo e eles só conseguiram passar de 1000 membros no fã-club e entrar em turnê Brasil a fora depois do acústico. Acho que não precisa ser nenhum gênio para perceber que sou bastante irônico.
Agora vamos para a parte da divulgação do Horizonte (muito muito muito) Distante:

- Neste novo álbum temos uma grande variedade de Pop Rock com uma pintadinha de emocore, onde poucas músicas se safaram. Para ser mais exato, só 3 ou 4 músicas são escutáveis tendo em vista o verdadeiro Rosa de Saron. Música "Na chuva ao fim da tarde" é a única que ainda mantém um pouco da origem da banda. A música "Mais que um mero poema" também guarda um pouco dessa origem, mas a letra é essencialmente chata; mesmo com ela passando uma bonita mensagem, todos nós sabemos que essa música só serve para isso, não é uma música que ninguém quer ficar cantando e ouvindo em show. A música "Mesma Brisa" emite novamente um outro Rosa de Saron, só que dessa vez, com uma música puxada para o o Pop "meio hard" Rock britânico, apesar de também parecer uma daquelas músicas infernais do NX Zero, ou seja, emocore. A música "Entre aspas" segue o mesmo ritual, só que um pouco melhor pelo fato de não revelar algo emocore e revelar algo um pouco mais hard, só que ao estilo americano.
Espero que tenham compreendido minha indignação, e para aqueles que não tiveram a oportunidade de conhecer esse novo "trabalho" da banda, em breve disponibilizarei para vocês aqui mesmo pelo 4shared. Ah, "trabalho" entre aspas sim, pois acho que não há muito trabalho em ficar reproduzindo o que a gravadora manda você fazer.
É basicamente isso, espero que tenham gostado e/ou entendido.
See ya and keep the Dream alive!

35 comentários:

  1. Eu concordo com quase tudo que você disse, menos uma coisa: o melhor CD deles pra mim foi o 'Casa de Espelhos' (tinha que haver uma discordância HAHA').
    Esse CD novo, em comparação com os outros, está tosco (não encontrei outra palavra). Em relação ao que o Rosa de Saron era, conseguiram baixar o nível completamente, mas isso não é a primeira e nem vai ser a última vez que isso acontece. Outras bandas quando estão no 'underground' e depois assinam contrato com gravadora (que tem uma certa fama), mudam bastante, algumas mudam completamente e isso vai sempre acontecer, até uma hora que as bandas se rebelarem e se recusarem a assinar contratos com gravadoras novamente (rsrsrs). ODEIO quando isso acontece.
    Infelizmente o Rosa de Saron entrou nessa. =/

    ResponderExcluir
  2. melhor cd pra mim pé angustia suprema, nem se fala. Esse ficou meio estranho, indefinido.
    Poderia se conter apenas num estilo de rock, affs...minha opinião, deveriam se definir como uma dessas bandas de rock alternativo cristão americano...

    ResponderExcluir
  3. bem...
    se eu conheço 6 músicas do Rosa de Saron é muito AEIOAEIOEAOEAIOEAI'
    mas enfim, se você disse que eles mudaram, eu acredito né.^^

    vamos esperar pelo próximo assunto...
    See ya! :P

    ResponderExcluir
  4. Gostei do texto, direto e objetivo, apesar da dita cuja aqui discordar sobre alguns pontos, rs. Acho que a banda teve muita influência em relação a mudar o estilo, e não teve uma boa cabeça pra pensar nas suas raízes. Mas mesmo assim, gostei do novo cd. O que eu torço muito é para que as coisas não cheguem a um extremo. Beijo :*

    ResponderExcluir
  5. Só acho que você cometeu um erro ao afirmar que esta mudança veio a partir do acústico.
    Na verdade a banda mudou seu estilo a partir da entrada do Guilherme em 2001 se não me engano.A temática subjetiva das letras vem desde o disco "Depois do Inverno".

    ResponderExcluir
  6. Sim, concordo com você. Eu não explicitei este fato, mas a mudança do estilo da banda mudou com a entrada do Guilherme, mas mesmo assim, a banda mantinha um linha de Hard Rock se diferenciando de tudo mais. Após o acústico, a linha da banda agravou de modo ruim absurdamente.

    ResponderExcluir
  7. Muito Bom, não a critica ao Rosa, acho que eles tem o direito de escolher o que vao tocar, problema é deles, liver abitrio lembra? Entao, o que me deixou muito feliz nisso foi a sacada da missao das bandas catolicas, todo mundo que monta uma bandinha é por fama, eu ja fiz isso e hoje como catolico vejo que a banda crista nao deve e nao pode ter esse objetivo, nossa missão é evangelizar, obvio vivemos do nosso trabalho e de graça nao da pra fazer, mas devemos sim nos preocupar com nosso publico, e com tudo que envolve o trabalho de evangelização pela musica, somos mais que banda, somos mais que musicos, somos Catolicos.

    parabens para o post.

    ResponderExcluir
  8. Ainda bem que sua OPINIAO e BOSTA eh a mesma coisa. Metaleirozinho revoltado sem vergonha. Seja menos parcial e mais realista, quando for postar uma CRITICA MUSICAL, que apenas isto, vc tem muito q aprender. Mas jah era de se esperar, vindo de alguem que ouve algo tao retrogrado, ainda bem que a musica evolui...

    ResponderExcluir
  9. Um salve pro Gustavo: emo e metido a músico jornalista! Acorda, cara. Mais realista do que isso? Em que planeta você vive? Eu expus a opinião baseada em fatos reais. Você baseou sua opinião relacionada à minha opinião em que? Quando for fazer uma crítica à crítica de alguém, seja menos parcial e mais realista. Acho que você é quem tem muito o que aprender; aprender inclusive como se utiliza a língua portuguesa.

    ResponderExcluir
  10. Aplausos para o que você disse!
    Concordo plenamente! Mas... vamos fazer o que?
    Eu sinto saudades da antiga 'Rosa de Saron' "/

    ResponderExcluir
  11. Gustavo - Revista Audio, Musica & Tecnologia24 de fevereiro de 2010 às 13:53

    Vamos ver:
    Baseado na idiotice escrita por alguem que ouve 1 estilo musical (e pessimo por sinal). Baseado em algo escrito simplesmente com testosterona e espinhas na cara.
    (Entendeu a ironia agora?)
    O que vc contruiu na sua "carrara", seu moleque? Porque parece que deve ser COROINHA ainda. Voce ainda nao saiu da fralda... Cheira a merda ainda.

    Escritor de blogzinho de quinta categoria...Aprendeu portugues agora na escola, metaleiro- fedido-coroinha-revoltadinho-uiuiui?!

    Trabalho com MUSICA/AUDIO ha 17 anos, a 12 tenho RESPEITO, casa, carro, familia, negocio proprio, o que vc tem alem de impeto e inexperiencia?
    Vc eh quem eh vendido por "ideias animais de como ser inteligente sendo radical", vendido por algo animaaaaal, mas que na verdade jamais deve ter vivido o que seus MUSICOS vivem, nem tecnicamente, muito menos socialmente. Ai, para PARECER que entende tudo, fez um blogzinho que mal deve ter 1000 leitores (e 2 postagens, comecou bem, heim?)
    Vc tem um nome rapaz, chama-se: CORNETA! (entendeu como fui ironico neste momento? Uiuiuiu...)
    Ao inves de tentar ser inteligente, SEJA INTELIGENTE. Ao inves de tentar brincar de critica musical, APRENDA MUSICA.
    Vc eh apenas preconceituoso... Aprenda com outros metaleiros melhores que vc, afinal nem todos sao revolucionarios, apenas curtem a musica.

    Retiro o q eu disse:
    Voce nao foi parcial.
    FOI BABACA MESMO!

    ResponderExcluir
  12. Uau, isso foi uma critica ou um desabafo? Desculpa Champs, nao concordo > Minha opiniao! O disco ta foda, bom pra caralho!

    ResponderExcluir
  13. Excelente o disco! Para de frescura, muito melhor que o amadorismo de antigamente.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Na real..acho qua uma banda não deve mudar de estilo pela grana, o nome disso não é atitude ou estilo..o nome real disse é ser mecenario e não ter personalidade. Cada um faz aquilo que bem entender..mas se vender já é de mais! se é isso que eles gostam de tocar (obs.: não sei do gosto musical de cada um deles) então não venda algo fachada como os albuns de antes ou vice versa. Mudando um pouco de assunto..isso é um blog cada um escreve o que bem entende, então independente de concordar ou discordar a opinão deve ser respeitada. portanto chegar falando "Ainda bem que sua OPINIAO e BOSTA eh a mesma coisa" é uma coisa que deve ser pensada antes de postar. Porque pelo amor de Deus baixar o nivel por causa de uma opnião é de mais neh! se fosse um familiar ou amigo que ta sempre junto até ia entender...mas fans que eles nem sabem que existe ou falam depois do show mas antes mesmo de sair do lugar ja não lembram mais da cara ou do nome do sujeito é meio loucura não acham?!

    ResponderExcluir
  16. E se os caras simplesmente tocam o q curtem, isso significa se vender? Pra mim isso nao passa de teoria da conspiracao, deixa os caras tocar o que quiser, se ninguem curtir, azar deles ora.
    E outra coisa, os caras tocam pra 3 mil pessoas todo dia, nao tem obrigacao nenhuma de lembrar a cara de ninguem, mo bairrismo isso...

    ResponderExcluir
  17. ahh outra coisa..curto o som do rosa dos albuns antigos e principalmente o acustico que na minha opinião foi bem feito pakas!(obs.: não parei pra escutar o novo cd deles por completo ainda, mas o pouco que escutei vi que realmente eles estão parecido com NX0, Fresno, entre outros do genero)mas acho que não deve comprar eles com bandas como Dream Theater, Metallica, Iron Maiden, System of a Down, primeiro que a proposta deles é outra(ou pelo menos era), segundo que tecnicamente e musicalmente ao meu ver eles ficam muito mas muito atras das bandas citadas a cima. Tirando o System as outras tem mais de 15 anos de estrada, e essa estrada eu que eu falo é reconhecimento mundial e não local. Portanto como eu falei no pos acima gosto deve ser respietado e não é porque uma pessoa curte rock que ela é ignorante musicalmente, muito pelo contrario do rock que sairam os grandes nomes da musica!

    ResponderExcluir
  18. Sim, Gustavo, claro!
    Tenho 18 anos. Sou coordenador da equipe de coroinhas, sou metaleiro há 6 anos. Curso dois cursos universitários (dentre eles um federal desde o ano passado), sou técnico em Eletrotécnica e já curso outro curso técnico, além de ser fluente em inglês. Com isso, ainda tenho um emprego simples para me sustentar suficientemente e, ênfase no "e", emprego da língua portuguesa também. Odeio português, mas como estamos nesse país miserável chamado Brasil, tive de aprender a conviver com ele. Além disso, estou em um projeto de uma banda de metal progressivo como baixista.
    Você com certeza observou que esse blog tem um pouco mais duas semanas. Sendo assim, acho que mantenho minhas palavras e retiro a sua, pois você, além de não saber utilizar e/ou interpretar figura de linguagem, tem um péssimo dom para interpretação de texto. Tem certeza que você fazer parte de uma revista?
    Enfim, se eles tocam o que eles gostam, eles se venderam no início da carreira então? Defina o que de bom há no novo álbum do Rosa de Saron e diga o que há de babaca em todo meu conteúdo. Em respeito ao "corneta" (fato contraditório à palavra respeito, pois você não esboça respeito algum aqui), não entendi sua ironia; somente entendi uma onomatopéia furreca (uiuiuiui) mal definida e qualificada como genial em sua terra, pois nem na minha cidade (que também fica neste maldita nação) eles dão emprego numa revista à um ser que não sabe se expressar, defendendo muito mal e porcamente seus ideais.
    Assim, como todos leitores devem perceber, você realmente não está sendo parcial como havia dito antes. Espero que todos me perdoem por isso. A palavra deveria ser simplório, no sentido de ingênuo. Ou quem sabe, fiel seguidor.
    Como você é mais velho do que eu, você deve realmente certo do que está acontecendo? Não é, tio? Explica pra eu, puquê eu sô criancinha e num intendo nada.
    Preconceituoso? Seria uma palavra, mas não bem utilizada.
    Com essa idade, você também deve saber utilizar raciocínio lógico, certo? Se eles tocam o que gostam, e temos como condição simples, ainda com ajuda do que você falou ("apenas gostam da música"), postulemos que o Rosa de Saron não se vendeu. Ele simplesmente está tocando o que gosta. Genial! Você espandiu minha mente. Agora: onde fica o antigo e original estilo musical deles? Chegamos em uma bifurcação. Não se trata de biplicação, e sim "ou exclusivo". Logo,a expressão nascida é "ou o Rosa de Saron se vendeu no início da carreira para fazer sucesso ou eles se venderam agora para conseguir mais fama, dinheiro e mídia".
    Como eu sou incapacitado, com uso de lógica e não argumentos sem fundamentos (os quais você somente utilizou até agora), resolva esta grande incógnita para mim. Caso não tenha capacidade de resolver de modo racional/lógico (repetindo: algo que você não fez até o exato momento), não responda, será a melhor coisa que você fará; pois, neste momento, calado você já está errado. Errado sim, por resolver assuntos tão simples querendo complexá-los e ainda não ter ciência (ou perspicácia, caso você tenha problemas mentais) da verdadeira realidade da banda Rosa de Saron.

    ResponderExcluir
  19. Obs.: Juninhobatera, tirando o System (que nunca foi miha banda favorita, simplesmente foi citada no texto para designar o que eu ouvia durante meus 13 anos de idade), as outras tem mais de 25 anos de estrada.

    ResponderExcluir
  20. Gustavo - Revista Audio, Musica & Tecnologia25 de fevereiro de 2010 às 20:00

    Resumindo: Carrara, adolescente prodigio e um exemplo de humildade.

    ResponderExcluir
  21. Gustavo - Revista Audio, Musica & Tecnologia25 de fevereiro de 2010 às 21:14

    (AGORA USANDO UM TECLADO ACEITÁVEL E COM ACENTUÇÃO– porque pra um moleque pingo não é letra, é tema)



    Sentir vergonha do Brasil é comum para quem adora uma abdução involuntária midiática, logo deduz que se faz um favor sobrenatural à nação ter que suportar a moradia nacional e engolir a cultura local, que por obséquio, torna-se uma tortura ter que suportar o povo Brasileiro. Logo, o que enoja é o tipo de pessoa que adora uma corneta, e ao usá-la, sobe em um pedestal para que todos possam vê-lo e dizer: Nossa, olha que pessoa inteligente! Multicultural e poliglota! Mas não basta apertar a corneta, é preciso saber usá-la e, ao usá-la deve-se saber as consequências do seu uso, seja consigo mesmo ou na vida alheia.

    Na verdade não faz nada para mudar o país, somente é capaz de inflar o ego e consequentemente cega sua capacidade real de enxergar o que realmente importa: A simplicidade das coisas. As vezes esboçada em um som simples ou numa versão auto relativista de cores e sentidos, ou na mera capacidade de entender sinais.

    Logo meu caro: Música não é técnica, velocidade, grito ou muito menos lealdade, são somente ingredientes e só isso. Música é feita para causar sensações, e esse é o papel da arte. Ingenuidade é ter o raciocínio incorreto da conclusão que tudo o que se muda, ou se mudou porque se vendeu, ou simplesmente porque “emburreceu”. Portanto ingenuidade é achar que porque raciocinou algo que vá contra a própria visão e mostrar ao mundo através de um texto, que somente é bem escrito pela língua portuguesa, quando na verdade é o conteúdo o mais importante, não a maneira propriamente dita. Quando se faz uma crítica que, se é que pode ser chamada de crítica, deve ser analizado contexto, história, técnica, lirismo e ser humano. Coisa que o disco Horizonte Distante vem carregado. Absolutamente contextualizado, inteligente, dinâmico e contemporâneo, seja na escolha dos arranjos até o conceito da mix. Se basear na originalidade anterior é chover no molhado e isso não tem nada a ver com lealdade a fã ou coisa parecida. Quando você compara o disco com Emocore, só demonstra ter antipatia e preconceito, visto que é um ritmo absolutamente diferente ao estilo proposto ao disco, que na verdade é baseado no Post-Grunge americano com uma pitada de Modern Britânico e sim, são nomenclaturas usadas e a definição é esta.

    Partindo deste ponto é relevante e ousado dizer: O Heavy Metal parou no tempo? Não e sim! Não porque o que o sustenta são seguidores que recusam a evolução musical (e por favor, pare de pensar em técnica) e somente o tempo para fazê-lo cansar de algo que não muda Isso com qualquer gênero musical, não somente com o Rock, esse fato é pertinente a qualquer estilo. Mas o fato é que a música evolui, segue seu rumo. E quem evolui com a música, evolui sua forma de pensar, evolui a quantidade do seu público, evolui sua carreira. E isso o Heavy Metal e seus Death`s perderam, pararam no tempo. E ouví-los é uma escolha apenas isso.

    Trocar seu gosto musical não é se vender, é manter-se atualizado, o que diga-se de passagem é absolutamente necessário e correto.

    Quando espera-se uma crítica musical, que ela seja musical. Não se fulano atendeu no camarim, se tem tal estilo ou se qualquer coisa. Sua “crítica musical”não existiu. O que existiu foi um desabafo e só. Não houve parâmetro nenhum e quando você tentou, falhou nos exemplos, falhou na imparcialidade, falhou como católico, pois o segundo mandamento não é: Amar o próximo como a ti mesmo? Até eu que não sou católico sei o mandamento.

    O primeiro mandamento da crítica é: Entenda sobre o assunto. O segundo é: Seja imparcial

    Escrever bem é só um detalhe, isso o Word conserta e talvez não diga nada para quem lê. E o mais importante, não revela o coração. Eu não disse nada nos primeiros parágrafos, assim como você não disse quase nada na sua resposta. Afinal, o Brasil é medíocre, palmas!

    ResponderExcluir
  22. Você percebeu que eu não faço nada para o Brasil? Já tive de viajar para São Paulo e Rio Grande do Sul pela faculdade apenas para gastar 60 horas que poderiam ser "mais bem gastas" num ônibus simplesmente à toa. Já ouviu falar em DCE's de Universidades Federais, UNE e ANEL?
    Os mandamentos dizem isto. Já ouviu falar de amar os inimigos? Também funciona. Mas não é caso agora. Eu não disse que passei a odiar o Rosa de Saron, e sim que estou completamente decepcionado com eles. O que falha na interpretação mais uma vez.
    Evoluir? Sua justificativa é evoluir? Ok. Vou tentar falar como você agora pra ver se você entende. Você genialmente percebeu que eu sou católico. Estou impressionado. E até para mim que não sou darwinista sei que a evolução vem de crescimento, desenvolvimento. Heavy Metal parou no tempo? Como "trabalhador de revista" que carrega um nome com música, você já deve ter ouvido falar de uma banda brasileira chamada Hibria? Não vale baixar agora pra criar argumentos. Está aí sua evolução da música. Mas dizer que o Rosa de Saron evoluiu? Então, seguindo algum teorema darwinista nós devemos voltar a ser macacos para que as pessoas gostem da gente?
    Absolutamente genial. Percebe-se logo que eu sou muito leigo a respeito do assunto e você, meu mestre! Se você ainda tiver coragem de ficar sem argumentos aqui, vou passar a te chamar de Mestre, que tal?
    Ao comparar minha crítica com um desabafo, você falou certo. Talvez aí esteja minha falha, a sua reclamação da minha suposta parcialidade. Finalmente um ponto pra sua pessoa; contudo, você não deve sair daqui mesmo.
    Ah, concordo com sua definição de música.
    - Dever de casa:
    1) Retire de algum post do blog alguma definição diferente à música.
    2) Defina como o dono do blog adora "abdução involuntária midiática".

    PS.:Justificar seus erros com o Microsoft Word foi genial, admito.

    ResponderExcluir
  23. Veja o Sex Pistols nos anos 70.
    Agora veja o OffSpring nos anos 2000.

    Veja o Metallica nos anos 80.
    Agora veja o Hibria nos anos 2000.

    Veja o Iron Maiden nos anos 80.
    Agora veja o Iron Maiden nos anos 2000.
    Aproveite e veja o Angra também.

    Veja o Rush nos anos 70.
    Veja o Dream Theater nos anos 2000.
    Aproveite e veja o Liquid Tension Experiment.

    Aí está a evolução.
    Só para constar: Você disse que o Heavy Metal parou no tempo e ao mesmo tempo não parou. Você tentou explicar o "não". A prévia do "sim" sai quando?

    ResponderExcluir
  24. gustavo - Revista Audio, Musica & Tecnologia26 de fevereiro de 2010 às 02:11

    Preste atencao: Voce eh um BABACA, nada mais pivete, foda-se e que apodreca no seu orgulho, insolente!
    Nada mais...
    Enjoy your shit, asshole!

    ResponderExcluir
  25. Nuss que viagem nos coments, puta complexo de inferioridade heim!
    Ta parecendo inveja isso, que feio!

    ResponderExcluir
  26. Ah, o cd e oooootemo,nota 10!

    ResponderExcluir
  27. não posso dar nota ao cd por completo, mas das musicas que eu escutei tinha umas 2 legais. ja garanto que inveja não é a final de contas como está escrito no post ele curtia a banda! outra coisa cada um tem um gosto como todos podem ver, assim como tem pessoas que gostaram da mudança tem pessoas que não gostaram. Garanto que isso ocorreu tambem quando eles gravaram o acustico, mas enfim não ocorre mudanças sem criticas e sem criticas não tem como ver os pontos que devem ser mudados ou melhorados! Agora, não acho legal quando ocorre mudanças so parar agradar ou alcançar novos publicos(que fique bem claro estou dizendo isso no geral, ou seja todos que por algum motivo fizeram ou fazem isso). Se formos usar essa linha de raciocínio poderiamos dizer que "O Paralamas do Susseso" devia mudar o seu rock para agradar a maioria dos adolecentes hoje, e nem por isso eles o fiseram e continuam ai na estrada com um enorme numero de fans. O que eu quero dizer é que muitas bandas famosas conseguiram um grande numero de fans somente com a musica sem mudar a essencia.
    Na minnha opinião o Rosa perdeu ou esqueceu o seu proposito (como muitos sabem eles são uma banda de rock cristã e o principal proposito é evangelisar atraves da musica) e com isso perdeu a sua essensia e virou somente mais uma banda normal!

    ResponderExcluir
  28. Finalmente o mestre perdeu os argumentos, que eram sem base, mas perdeu.
    I'll enjoy my precious post, sucker.

    ResponderExcluir
  29. haha, o cara ficou sem resposta alá.
    ps: o que seria "apodreca"!? oaeieoaieaoea'

    ResponderExcluir
  30. huahuahauh ri bastante, o cara defendeu tudo que ele acredita ser a música, eu acho que cada um ve de uma forma, bom ate ai ok, mas ele esqueceu que independente de uma banda, o rosa era catolico, banda catolica, ai amigo nao importa a tecnica, a teoria, e sim a fidelidade a Deus. E isso pra mim se foi por enquanto...

    ResponderExcluir
  31. Carrara : "...Acho que você é quem tem muito o que aprender; aprender inclusive como se utiliza a língua portuguesa."
    "...PS.:Justificar seus erros com o Microsoft Word foi genial, admito."
    - Concordo totalmente.

    Gustavo: "Preste atencao: Voce eh um BABACA, nada mais pivete, foda-se e que apodreca no seu orgulho, insolente!
    Nada mais..."
    - Acho que para alguém que entende taaaaaaaaanto de música, ele deveria ter mais argumentos...e além de não argumentar mais, ele baixou bastante o nivel.

    ResponderExcluir
  32. Concordo quando você diz que a banda realmente mudou de estilo e era de se esperar que o pessoal que curte exclusivamente metal se revoltasse com essa mudança. Eu particulamente gostei do disco, mas prefiro os Depois do Inverno e Angústia Suprema. Mas acho que o estilo do disco pode ser um meio termo estratégico para manter o público conquistado com o Acústico. Sinceramente aposto em um próximo trabalho mais parecido com Depois do Inverno. Outro motivo certo é a mudança de vocalista, se o cara fizesse o mesmo estilo do Tchelo muitos diriam que ele é um imitador barato, ao menos ele imprimiu um estilo à banda, mas em momento algum o Rosa declarou mudança de estilo e por ser uma banda que desde o início vem trazendo um Cd com certa marca diferente do outro, posso apostar que Horizonte é mais um deles, e que o próximo será diferente. Continuo a gostar do Rosa, mas até entendo o motivo da crítica pois ela realmente existe. Ah acho tbm que vc em meio às músicas que citou esqueceu de citar alguma das melhores do disco na minha opinião e que me lembram os anteriores, como O Sol da meia-noite e Invisível, que são duas composições impecáveis

    ResponderExcluir
  33. Mais uma coisa. Mudanças são naturais, nada é estático, a música não é estática tbm e o estilo que vc curte pode deixar de ser produzido, as bandas podem acabar...enfim o que vc acha que Elvis Presley diria pensaria sobre o Rock de hoje? É lógico que mudou...As coias são construiídas.
    Além disso o Rosa não deu indícios de abandonar a sua linha, nos shows o rock tem votlado a ser priorizado...ah enfim, cada um tem sua opinião, mas eu entendo seu lado, só acho tbm que a maioria dos fãs de metal são totalmente radicais quanto a música e tentam provar por a+b o que é e o que não é rock, o que é e o que não é música...Mas daí a compara-los com NX zero é o fim...vai com calma

    ResponderExcluir
  34. Primeiramente eu acredito que você saiba que o Cd acústico não foi feito atendendo a nenhuma "ordem" da som livre, pois quando a mesma decidiu distribuir o disco o mesmo já havia sido produzido e distribuido pela Codimusic, ele não foi feito para a Som Livre. Quanto a dizer que a Som Livre força os artistas a mudarem seus estilos, pode até ser em algum caso, mas a gravadora abre espaço para vários estilos do rock ao clássico e é justamente por isso que é uma marca de tanto sucesso. Se o Rosa mudou foi porque tudo muda...Pegue um desses artistas coroas tipo Roberto carlos e veja como o estilo musical varia no decorrer da carreira. A banda continua boa, excelente eu não acho que o Horizonte Distante seja o melhor disco, gosto mais de depois do inverno, mas esse tem uma das melhores musicas que o conjunto já gravou que é O Sol da meia-noite.

    ResponderExcluir

Thanks! Enjoy it!