Quadra do Tamoio Futebol Clube
Jungleçalo, 24 de abril de 2010.
Aluno: Rosa de Saron
Profº: Som Livre
Para Casa
nº 1) Venda-se para a mídia.
nº 2) Faça do show um reflexo dessa venda onde vocês somente toquem as músicas do novo álbum e as músicas antigas, faça-as parecer com as novas.
É... infelizmente parece que o Rosa de Saron fez o dever de casa.
De fato, era o que se podia esperar: a turnê é do novo disco. Mas o que levariam eles a tocar músicas que não eram do 'Horizonte Distante' como acústicas? Eduardo Faro e um outro ser (que estava fazendo guitarra base) com guitarras e pedaleiras e tocando "Sem você", "Do alto da Pedra", "Logo após o Temporal" e "Muitos Choram" no estilo acústico?
Realmente, como dito em um dos meus posts anteriores, foi o que deu certo, foi a negociação certa... certamente vendidos para mídia!
Definitivamente, foi o pior show da minha vida. Um show ao qual eu vi um Rosa de Saron ao qual sou fã há anos ao tocando suas músicas emos e acústicas, renegando simplesmente suas origens. De quebra, ainda vejo o Guilherme se incorporando no palco e na música "Mesma Brisa", com direito a "Rebolation" com a mão na cabeça. Em breve virá o vídeo postado aqui.
Pouca coisa prestou no show, foram as músicas escutáveis do novo CD (Mesma Brisa, Entre Aspas, Na Chuva ao fim da Tarde) e algumas antigas que eles tiveram a audácia, ousadia, até mesmo cara-de-pau de tocar acusticamente.
Além do show propriamente dito que me fez ficar 80% do tempo de costas para eles, o local e o público também não ajudaram. Visivelmente notara-se que o público era feito 90% por pessoas que viraram fã do Rosa de Saron por causa do acústico, e gritando como fãs número 1. Uma garota mesmo que estava na minha frente, sequer sabia o nome de algumas músicas. Outras sequer sabiam que as músicas "Olhos Vermelhos" existiam ou a qual álbum pertencia "Parusia". Sim, estava fazendo perguntas aos pseudo-fãs durante o show, já que não tinha mais nada para fazer durante o mesmo. Fãs? Quem sabe. A mesma que estava a minha frente, fez uma cara de espanto (não sei se real ou de deboche) quando falei que "Te louvo em verdade" não era do próprio Rosa... a dúvida ficou no ar. Tudo isso foi simples e absurdamente vergonhoso.
Outro fato: gostaria pelo menos de ver o show decentemente para escrever uma boa crítica e regar-me de opiniões para postar aqui; porém, por hipocrisia, as escadas foram bloqueadas. Neste momento não estou mais falando como um fã de longas épocas do Rosa de Saron, e sim como católico cristão da Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Galo Branco indignado pelo fato das partes de cima da quadra serem uma pista vip para paroquianos das igrejas organizadoras e outros tantos participantes daquela missão chamada Missão Desperta Jovem.
Agora me pergunto: e se no Congresso Desperta Jovem do ano passado, em comemoração de 10 anos do próprio grupo, as paróquias Nossa Senhora Aparecida do Galo Branco, São Sebastião e Santa Bárbara de Tribobó e a paróquia de Rio Bonito (ao qual não me recordo o nome agora) fechassem as partes de cima do Tamoio para elas próprias? O que haveria de ser feito? Fecharam porque foram elas que bancaram? Porque foi pago? Se foi porque foi pago, então as paróquias organizadoras do último show teriam mais direito ainda de fazer o "setor vip". Mas ainda vejo que a hipocrisia da banda em se vender também atingiu os organizadores. Nem em eventos de igrejas evangélicas (onde mais se espera esses ataques capitalistas, sejamos sinceros) isso acontece! O show do Oficina G3 por 10$ não teve isso!
Se alguém conseguir me explicar isso tudo, por favor, me respondam!
A angústia foi tanta quando acabou o show que, por coincidência ou não, comprei o glorioso álbum "Angústia Suprema". Até o vendedor deles entranhou falando: "Esse é da época! Do estilo"; logo completei: "Da época boa, quando o Rosa era bom". Ele riu, sinal de que talvez ele tenha entendido o que eu quis dizer, e que não é segredo para ele o que aconteceu com a banda.
Paciência. Espero que um dia eles se toquem e caiam na real das suas origens, algo parecido com o que o Metallica fez. Até lá, paciência.
See ya and keep the Dream alive!